sábado, 29 de janeiro de 2011

Projeto Animais do Mar

Sugestões de Atividades











 Relatórios sobre o Projeto "Animais do Mar"
 
Olá meus amigos e amigas professores.

Através desse instrumento tecnológico maravilhoso que é a internet e através do meu blog, procurarei compartilhar com vocês o passo a passo do Projeto “Animais do mar” que estou desenvolvendo com os meus alunos do 3º Ano. Este registro também  tem como objetivo, corrigir as possíveis falhas que por ventura venham a ocorrer durante  o trabalho com o mesmo,  para que os próximos sejam  melhores ainda e para que isso ocorra,  conto com vocês meus amigos, espero receber sugestões para que a troca de experiências seja enriquecedora para todos nós.
  Observação: O Projeto “Animais do Mar”, será trabalhado 2 vezes por semana na minha sala, porém incluirei o tema em outras disciplinas, como por exemplo: curiosidades, cruzadinhas e caça-palavras, jogo dos sete erros, ligue-pontos, etc., serão incluídos no projeto. Pretendo postar no blog tudo o que irei trabalhar.
15/03 – Fiz a apresentação do Projeto para os meus alunos Conforme a instrução do Guia. Solicitei a todos que fizessem pesquisas sobre os seis animais que serão “estudados”. 
17/03- Hoje alguns alunos já trouxeram um pouco de materiais de pesquisa, aproveitei para socializar e também despertar um pouco mais o interesse dos alunos.
Hoje também, entreguei uma cópia do texto “Golfinho” para os alunos e fizemos uma leitura compartilhada, num primeiro momento. Em seguida, pedi que fizessem uma leitura em voz baixa. Depois, solicitei que fossem grifando todas as informações que eles achavam relevantes. Perguntei a eles se aquele era um texto como os outros que eles costumam trabalhar na classe. Alguns alunos disseram que não, porque não tinha “moral da história”, “aquela coisa de começo, meio e fim” “e foram felizes para sempre”, etc. Então, expliquei que este tipo de texto, estava nos informando sobre um animal e que este tipo de texto é informativo. Como é um tipo de texto diferente também temos que escrevê-lo de forma diferente. Sugeri que fizéssemos um Roteiro para escrever ou reescrever um texto informativo. Eles ditaram e eu escrevi na lousa, e ficou assim:
1-    Título
2-    Algumas informações sobre o animal
3-    Alimentação
4-    Comprimento do animal
5-    Peso
6-    Gestação
7-    Tempo de vida
8-    Como e onde eles vivem
9-    Curiosidades
10- Fontes da pesquisa


Perguntei aos alunos o que eles achavam de diminuir um pouco alguns itens, juntando algumas informações. Eles concordaram, e ficou assim definido:
1-    Título
2-    Características
3-    Alimentação
4-    Localização
5-    Hábitos
6-    Fontes.
O Guia sugere que estas informações estejam fixadas na parede em algum lugar de fácil acesso e bem visível por todos os alunos, para consulta na hora de realizar a atividades de escrita.



Alguns textos para leitura/pesquisa






Todas as postagens deste projeto até o momento, foram retiradas de várias fontes de pesquisa da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário